Simetria é a chave

  • Rating 12345

Texto: Rezzan Aral Shiel 

1

Rezzy – Foto: Rob Colpus

Original em inglês – Symmetry is key

Para todos os paraquedistas novatos que estão aprendendo a dobrar e também para os experientes que já sabem como dobrar – isso NÃO é uma aula de dobragem!

Eu tenho certeza que aqueles que estão aprendendo e os que já sabem foram bem ensinados; esse texto é apenas um lembrete dos pontos principais para considerar quando você está dobrando seu principal…

Simetria

Dobrar paraquedas tem tudo haver com simetria; nós precisamos dessa simetria durante a sequência de abertura, assim como quando estamos voando, não é mesmo?

A simetria se aplica no paraquedas inteiro e não só nas linhas. Uma dobragem profissional, limpa e propriamente organizada é uma dobragem simétrica. O paraquedas foi desenhado para ser dobrado simetricamente.

Com isso em mente, vamos conferir alguns pontos a considerar:

  1. Container alinhado2

Se certifique que o container está posicionado corretamente e bem fixo antes de começar a dobrar. Sim, você não pode ver o peso na foto, não se preocupe, eu não vou ensinar você como dobrar sem manter seu container fixo, isso vem depois.

 

  1. Cheque as linhas3

    Depois de ter iniciado a dobragem, enquanto separa as linhas, se certifique que as linhas também estão alinhadas.

 

 

  1. Grupo de linhas4

Organize os grupos de linhas simetricamente.

 

 

 

 

  1. Slider em forma de cruz5

O Slider deve ser dividido em quatro cantos, tenho certeza que todos vocês sabem como fazer isso corretamente.

  1. Charuto centralizado6

Use a costura do centro do velame como seu guia para enrolar o charuto e mantenha centralizado.

  1. Cheque as células7

Se certifique que todas as células estão no lugar correto, sem estarem enroladas ou não visíveis, antes de enrolar o charuto.

  1. Pontas juntas8

Tenha certeza que as costuras traseiras do velame se encontrem antes de enrolar o charuto.

  1. Colocando no chão9

Se você tiver feito tudo corretamente, até deitar o velame no chão, o resto da sua dobragem será simétrica. Então começa a parte divertida!

  1. Mantenha a costura centralizada10

Continue com a simetria, quando estiver tirando o ar do velame preste atenção na costura central, onde fica a conexão com a bolsa. Isso deveria estar no meio e permanecer no meio.

 

  1. Dentro da bolsa11

Colocar o velame dentro da bolsa é sempre um momento crítico quando você ainda é um novato, entretanto tente manter a simetria como sua prioridade. (Note, que na foto, a costura central do velame está exatamente embaixo da liga central da bolsa)

 

  1. Bonequinha12

Novamente, tenha certeza que as bonequinhas das linhas estão simétricas de cada lado, não devem estar misturadas com linhas folgadas ou muito apertadas, nem estar grandes ou pequenas demais.

 

  1. Ligas indênticas13

Use o mesmo tipo de liga. Não misture ligas grandes com pequenas, ou com as tubulares, ou com ligas novas que ainda não tem elasticidade. Deve ficar assim:

 

  1. Deixe uma sobra de linha14

Deixe excesso de linhas suficiente no fundo para quando você colocar a bolsa no container os tirantes não estejam apertados e puxando, caso contrário espere que a abertura seja afetada.

 

15

Neste caso, a última liga não deve ser usada.

 

 

 

  1. Guardando a sobra16

O excesso de linhas deve ser armazenado fazendo um S no fundo do container. Existem diferentes formas de fazer isso. Eu uso o centro da bolsa como referencia e faço um S com o excesso de linhas para frente e para trás e termino no meio. Outros fazem o S com as linhas no fundo do container.

 

 

 

 

  1. Fechando17

A sequência de fechamento e o comprimento dos loops são diferentes para cada container; por favor, tenha certeza que o seu loop não está muito longo, ninguém quer uma abertura prematura!

 

 

 

 

18

 

  1. Aproveite

Tenha ótimos saltos seguidos de aberturas incríveis!

 

19REZZAN ARAL SHIEL – Dobradora profissional há 12 anos. Sênior Rigger há 10 anos.

 

 

 

 


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *